quinta-feira, 1 de março de 2018

POR QUE ACENDER VELAS AOS MORTOS? Pastor Timofei Diacov

POR QUE 
ACENDER
VELAS 
AOS MORTOS? 


Certo dia, ao ser lançada terra sobre o caixão de um amigo que estava sendo sepultado, uma jovem, como os outros, atirou três vezes terra sobre o referido caixão. Perguntamos-lhe, então sobre a razão de ter feito essa prática; a sua resposta foi: "Eu não sei. Vejo os outros que praticam esse ato, eu fiz também." Muita gente pratica certos atos religiosos, sem saber o porquê desse costume. Recebemos, por escrito, de uma pessoa amiga esta pergunta: "Por que acendemos velas aos mortos? Se é feita esta pergunta, é porque a pessoa ignora o seu significado. Perguntamos nós: Por que queimar vela pelos mortos?

Há quem diga: "para iluminar o caminho dos falecidos". Que caminho, se já estão no além? Seriam eles onipresentes, ou estariam conosco para receberem essa luz? O que nos ensina a palavra de Deus sobre a luz? O Senhor Jesus Cristo, disse em João 8:12: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não anda em trevas, mas tem a luz da vida". E em Malaquias 4: 1-2 diz: "Mas, para vós que temeis o seu nome, nascerá o sol da justiça". Quem é esse sol da justiça, senão Jesus? Que pode fazer a luz de uma vela ao lado do grande astro-rei? Todo ser humano necessita da luz, mas da luz divina e não de uma vela, ou de uma outra possível luz.

Argumentam outros que a vela é feita de sebo. e sebo é produto animal, que simboliza sacrifício. Então, dizem: "Precisamos oferecer sacrifício a Deus em beneficio das almas que se encontram do outro lado da vida. sofrendo". Mas, que diz a palavra de Deus sobre o sacrifício? Na epistola aos Hebreus 7: 27. a ultima parte diz: "Isto ele fez oferecendo-se a si mesmo". E no verso 25 diz: "'Portanto, pode também, salvar perfeitamente aos que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles". Perguntamos: Precisamos de outro sacrifício para a nossa salvação? Jesus era: profeta, sacerdote. a própria oferta ou sacrifício, e era Rei. O que Ele fez, o fez completo. Nada ficou por fazer. Diante do exposto, qual a conclusão que podemos tirar a respeito dos que acendem velas para as almas dos mortos?
 
Primeiro, é gastar o seu dinheho inutilmente. Dinheiro deve ser bem aplicado. Em segundo lugar, é proporcionar lucro para os fabricantes de velas. Terceiro, é provocar a ira de Deus. Deus certamente fica irado contra aqueles que com seus atos, procuram invalidar o sacrifício do Seu Filho. Os nossos olhos devem estar atentos aos ensinamentos da Palavra de Deus. E quem ignora os ensinamentos de Deus, é porque nunca os leu o nunca os estudou. No livro de Eclesiastes lemos que o dever de todo mundo é conhecer a palavra de Deus; porque Deus trará a juízo a toda obra, quer seja boa, quer seja má.

Diante de Deus não haverá pessoas inocentes: pois diz em Romanos 3:23. "Porque Iodos pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Todos vão responder em juízo, quer tenham conhecido, quer não tenham conhecido a verdade. E foi por isso que o Senhor Jesus mandou pregar a Sua Palavra, fazer discípulos de todas as nações; ensinando-os a guardar todas as coisas. 
 
Leitor amigo, você e responsável pelo que sabe e responderá pelo que não sabe.  Procura, portanto, apresentar-se diante de Deus como pessoa aprovada.
 

Pastor Timofei Diacov (1926-2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário