quarta-feira, 20 de março de 2019

O VERDADEIRO AVIVAMENTO - PR. TIMOFEI DIACOV

O VERDADEIRO
AVIVAMENTO - COMO
COMEÇA?
Pr. Timofei Diacov
 
Fala-se muito em avivamento. Ele é necessário. Mas o que vem a ser avivamento? Falar línguas estranhas? Dar gritos na igreja? Entoar cânticos altissonantes? Pular durante os cultos? Dançar na igreja? Afinal o que é? Gostaríamos de pensar um pouco neste assunto. Não estaremos fazendo um estudo demorado, cansativo, exaustivo, profundo, mas dando uma olhada  e deixando que o leitor decida por si, aceitando ou rejeitando. Lembro-me de certa ocasião quando se falava muito sobre isto, quando o poeta Gióia Júnior escreveu: "Por que clamar assim se o avivamento deve começar em mim?" É exatamente isso que deve acontecer com todos aqueles que pretendem provar um avivamento genuíno. Ninguém pode dar o que não possui. A história cristã e os movimentos de avivamento começaram assim.
 
Podemos ler sobre este assunto, sobre como começou e onde começou. Avivamento não é um assunto programado, pois quem o faz é Deus. "Aviva o teu povo no meio dos anos", disse o profeta. Portanto que o faz é Deus, o próprio Deus. Há aqueles que, querendo imitar ao Senhor Jesus, levam um grupo para orar num monte. Mas Jesus não procedia assim. Ele ia sozinho ao monte para a oração, e lá passava a noite toda orando, intercedendo. Aliás Ele recomenda entrar no quarto, fechar a porta e orar ao Pai em secreto, e Ele, o Pai, recompensará. Mas isso não exclui a oração em público. O Senhor orava em público e em particular; orava de joelhos, em pé, deitado sobre um de seus lados. Ele sabia que o que importava era a posição da alma. Ele tinha uma excelente posição.
 
E se o pregador sonha com uma igreja avivada precisa primeiro estar em condições de fazê-lo. Muitas vezes a igreja se reúne para os cultos e vem para receber o alimento espiritual; vem com fome e sai com fome. Por que assim acontece? Quase sempre o problema está com o pregador. Ele não estuda os seus sermões, como dizia o saudoso Pastor David Gomes: "Ele dá para o povo um café requentado". E se isso está acontecendo é bom parar um pouco, pensar e fazer uma reciclagem, uma reavaliação, é preciso voltar ao seminário e refazer o curso. Precisa aprender a lidar com as suas ovelhas. Ele precisa pedir a Deus que lhe dê um coração de pastor. Precisa amar as pessoas, todas elas e não apenas aquelas que dizem amém a tudo. É bom ler a história dos grandes homens de Deus.
 
Quando o pastor está cheio do Espírito Santo, cheio de amor, de compaixão e conhece o Deus a quem serve, tendo consciência da vocação e da chamada divina, poderá ser instrumento para reavivar a sua igreja. Jesus disse que nós somos a luz do mundo. E se a luz for intensa os seus raios vão alcançar o coração. Ele vai comunicar o que tem dentro de si. Vai transmitir calor espiritual. Não nos esqueçamos que o povo olha para nós, os pastores. Não queiramos enganar o povo. O povo não é ingênuo. O povo sente fome e sede. Por que não dar uma substância nutritiva? Pastores, sejamos verdadeiros avivados no bom sentido, e não gente do faz de conta. O pastor transmite aquilo que possui. Possuamos aquilo que o povo de Deus está necessitando. Não nos esqueçamos que os verdadeiros avivados, os conhecedores de Deus, atraíam as multidões.
 
 

Pastor Timofei Diacov (1926-2017)

Um comentário:

  1. Mesmo morando no céu onde não podemos te ver, continua nos trazendo mensagens que tocam o nosso coração.
    Saudades meu pastor e Mestre.

    ResponderExcluir