terça-feira, 19 de março de 2019

AMIGOS DE CÉSAR - PR. TIMOFEI DIACOV

AMIGOS
DE CÉSAR
Pr. Timofei Diacov
29/05/1990
 
"Desde então Pilatos procurava soltá-lo, mas os judeus clamavam, dizendo: se o soltas não és amigo de Cesar, pois qualquer que se faz rei não é amigo de César"! (João 19.12). César aqui representa o governo secular. Devemos ou não sermos amigos do governo? O Apóstolo Paulo diz que não existe autoridade que não venha de Deus e todas as que existem foram ordenadas por Ele. O Apóstolo Pedro diz que todos devemos nos sujeitar a ela. Paulo diz ainda que quem resiste à autoridade resiste ao próprio Deus. Já imaginaram o que significa resistir a Deus? E há muita gente que faz isso. Triste sorte escolheram. Em I Timóteo recomenda a Palavra de Deus que devemos orar por aqueles que estão investidos de autoridade e que oremos pelo rei, para que tenhamos tranquilidade e sossego. E isso é bom e agradável ao Senhor.
 
O texto bíblico que nos dá o ensejo de falar sobre o assunto refere-se ao julgamento do Senhor Jesus diante de Pôncio Pilados e das autoridades judaicas. Eles queriam a qualquer custo que Jesus fosse condenado à morte. Só porque se declarou rei de Israel e Filho de Deus. Queriam eles que Ele dissesse o quê? Que era um criminoso? Que falasse alguma mentira? Ele era rei de Israel e Filho de Deus. Ele era o Messias que eles esperavam, o prometido pelos profetas do Antigo Testamento. O que Ele havia dito a respeito de Si mesmo em nada contrariava a César ou ao governo constituído. Ele dissera também que o Seu reino não era deste mundo. E os judeus sabiam disto.
 
Eles o acusaram movidos pela inveja, um sentimento muito baixo, doentio e condenável, que deslustra o caráter humano. E Pilatos percebera claramente que era exatamente por isso que o entregaram, pedindo-lhe a sua condenação. E isso tem custado muitos males à sociedade, o sentimento de inveja. Os seus antecedentes, os filhos de Jacó, venderam o próprio irmão José por causa disso mesmo, uma vez que ele era inteligente e muito querido por seu pai. Mas Deus o exaltou, transfomando-o em governador do Egito, que veio salvar a eles mesmos, a seus irmãos. Não devemos jamais alimentar em nossos corações esse sentimento perverso, maligno e carnal.
 
Mas devemos ou não sermos amigos de César? Doutra feita, perguntaram os mesmos judeus a Jesus se era lícito pagar tributos a César. E o que foi que Jesus lhes disse? "Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". Estamos vivendo um Brasil Novo, quando aqueles que eram governadores estão sendo chamados à responsabilidade. Há muita gente gritando. Se queremos de fato, um Brasil Novo, um Brasil melhor, um Brasil próspero, temos que ser amigos de César, sim. Não amigos do tipo judaico que era apenas de lábios, pois muitas vezes quiseram eles ser livres dele. 
 
Por outro lado, se César se tornar arbitrário, desrespeitando os direitos de seus súditos, inclusive e especialmente no que diz respeito à consciência, impedindo ou ferindo os sentimentos religiosos, a esse tipo de César não se deve obedecer. Nós temos que orar pelo nosso presidente e por todos os seus auxiliares e ministros, para que façam um bom governo. Amigo ouvinte, você é amigo de César? Está orando por ele? Não se esqueça que ele é feito de carne, limitado e que precisa de sua ajuda. Ore por ele.
 
 

Pastor Timofei Diacov (1926-2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário