sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O CAMINHO DE EMAÚS - Pastor Timofei Diacov

O CAMINHO DE EMAÚS

Pr. Timofei Diacov


O Evangelho de Lucas, no capítulo 24.13-35 narra como os dois discípulos estando de volta à sua aldeia tiveram um encontro como Jesus ressuscitado. E desta narrativa extraímos algumas preciosas lições, sendo a primeira o desconhecimento das Escrituras. Sem dúvida esses dois visitantes liam o Antigo Testamento. Mas não basta ler. É preciso estudá-lo e procurar entendê-lo. Muitas eram as profecias referentes à crucificação de Cristo. Mas parece que eram esses corações cheios de outros pensamentos ou outras idéias sobre Cristo. Existem muitas maneiras de se ler a bíblia. Uma delas é esta: de procurar entender do ponto de vista didático. Não se deve desprezar o contexto, pois nele é que encontramos a maneira de entender, ou a palavra-chave.

Corações tardios e néscios. Essa lerdeza deve ser desprezada. Devemos ser tardios em praticar o mal, e espertos na prática do bem. Faltava-lhes a sabedoria. Jesus os chama de néscios. Também o Senhor Jesus chama ao rico da parábola narrada em Lucas 12 de louco, porque só via as riquezas do ponto de vista puramente material. Néscios são os que não edificam as suas vidas sobre a rocha dos séculos, sobre o próprio Senhor Jesus Cristo. E qual foi o resultado de tudo isso para esses viandantes? Tristeza. Eles estavam profundamente tristes, desorientados.

Para eles o mundo havia se tornado tenebroso. Os seus castelos que formaram na areia, haviam caído por terra. Tudo tinha se desvanecido. Ninguém deve formar castelos na areia movediça. Não entender Cristo tal qual a Bíblia o apresenta é o mesmo que fazer casas na areia. “Nós esperávamos que Ele fosse quem remisse a Israel. Mas agora já é o terceiro dia e nada”. Tudo acabou. Tudo chegou ao fim. Nós estamos desiludidos. O Cristo em quem esperávamos nos decepcionou. Foi morto e não teve nenhuma reação. Ele não reagiu, não se defendeu. E agora a tristeza toma conta dos nossos corações. E isso acontece com todos os que não entendem as Escrituras e vivem nesciamente neste mundo. Mas a tristeza precisa criar asas e voar para bem longe de nós, como era necessário fazer aos dois viandantes.

E o que foi necessário fazer? Convidar a Jesus. “Fica conosco, Senhor”. O dia já declina”.
E Jesus atendeu ao convite. Ficou com eles, e o que foi que aconteceu? Os olhos deles se abriram, pois estavam como que fechados para não poderem ver. No partir do pão Jesus se lhes revelou. Jesus Cristo sem dúvida espera o convite de todos nós. E diz: “e viremos para ele e faremos nele morada”. E a tristeza desapareceu. Veio então uma imensa alegria. E nem sequer sentiram cansaço. Voltaram naquela mesma hora da noite para Jerusalém a fim de contar a experiência que tiveram com Jesus.

As coisas mudarão quando assim procedermos. Elas sempre mudam para melhor. Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele não mudou e jamais mudará. Vale a pena convidá-lo a morar em nossa casa e em nossa vida. Vale à pena tê-lo em nossa companhia sempre. Leitor amigo, convide a Jesus para estar em sua casa e em sua vida. Você nunca se arrependerá.
 

Pastor Timofei Diacov (1926-2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário